segunda-feira, 23 de abril de 2012

 Como administrar uma empresa em tempos de crise? 


1. Comprar bem:
·         adquirir mercadorias com especificações certas;
·         em quantidades adequadas;
·         de boa qualidade;
·         por preços e condições competitivas.
2. Controlar os estoques:
·         para permitir o melhor giro e menor necessidade de imobilizar o capital de giro.
Portanto, é necessário controlar:
·         valor médio mensal dos estoques;
·         estoque atual;
·         produtos mais vendidos e quanto representam em relação ao total dos estoques;
·         grupos de produtos que pesam mais nos estoques, valores e quantidades;
·         rotatividade-giro;
·         valor médio de perdas por quebra, furto, obsolescência, prazo de validade.
3. Produzir com qualidade e dentro da filosofia da excelência, que se caracteriza por:
·         contínuo aperfeiçoamento;
·         eliminação do desperdício;
·         fazer as coisas certas da primeira vez;
·         rápida preparação das máquinas e células de produção;
·         envolvimento e comprometimento do pessoal.
4. Acompanhamento mensal dos diversos custos e despesas fixas da empresa para:
·         identificar qualquer variação fora do normal que ocorra;
·         ou a indicação de tendência de elevação de algum tipo de despesa – o que permite a tomada de decisão que evite prejuízo do negócio e também o ajuste do preço de venda.
5. Manter um efetivo controle do fluxo de caixa para:
·         permitir a análise da variação entre as contas a pagar e as contas a receber;
·         análise dos respectivos movimentos ocorridos e que irão ocorrer no dinheiro da empresa.
6. Compatibilizar os prazos médios das compras e das vendas para:
·         evitar um desequilíbrio financeiro, que afete o fluxo de caixa e a necessidade de capital de giro.
7. Vender bem:
·         obter as melhores condições de negociação junto aos clientes, de forma que atenda às necessidades deles quanto ao preço, prazo, condições de pagamento e pontualidade. E que esteja dentro dos padrões e limites suportáveis pela empresa.
É importante também:
·         estar atento ao mercado; 

·        
perceber o que fazem os concorrentes;
·         saber que fazer promoções pode permitir melhor giro dos produtos, mesmo que com uma margem menor.
8. Rever constantemente o planejamento:
·         avaliando e revisando as metas;
·         os objetivos;
·         as estratégias;
·         transformar em oportunidades a serem exploradas aquilo que pode ser uma crise para os seus concorrentes.

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