Como administrar uma empresa em tempos de crise?
1. Comprar bem:
· adquirir mercadorias com especificações certas;
· em quantidades adequadas;
· de boa qualidade;
· por preços e condições competitivas.
2. Controlar os estoques:
· para permitir o melhor giro e menor necessidade de imobilizar o capital de giro.
Portanto, é necessário controlar:
· valor médio mensal dos estoques;
· estoque atual;
· produtos mais vendidos e quanto representam em relação ao total dos estoques;
· grupos de produtos que pesam mais nos estoques, valores e quantidades;
· rotatividade-giro;
· valor médio de perdas por quebra, furto, obsolescência, prazo de validade.
3. Produzir com qualidade e dentro da filosofia da excelência, que se caracteriza por:
· contínuo aperfeiçoamento;
· eliminação do desperdício;
· fazer as coisas certas da primeira vez;
· rápida preparação das máquinas e células de produção;
· envolvimento e comprometimento do pessoal.
4. Acompanhamento mensal dos diversos custos e despesas fixas da empresa para:
· identificar qualquer variação fora do normal que ocorra;
· ou a indicação de tendência de elevação de algum tipo de despesa – o que permite a tomada de decisão que evite prejuízo do negócio e também o ajuste do preço de venda.
5. Manter um efetivo controle do fluxo de caixa para:
· permitir a análise da variação entre as contas a pagar e as contas a receber;
· análise dos respectivos movimentos ocorridos e que irão ocorrer no dinheiro da empresa.
· contínuo aperfeiçoamento;
· eliminação do desperdício;
· fazer as coisas certas da primeira vez;
· rápida preparação das máquinas e células de produção;
· envolvimento e comprometimento do pessoal.
4. Acompanhamento mensal dos diversos custos e despesas fixas da empresa para:
· identificar qualquer variação fora do normal que ocorra;
· ou a indicação de tendência de elevação de algum tipo de despesa – o que permite a tomada de decisão que evite prejuízo do negócio e também o ajuste do preço de venda.
5. Manter um efetivo controle do fluxo de caixa para:
· permitir a análise da variação entre as contas a pagar e as contas a receber;
· análise dos respectivos movimentos ocorridos e que irão ocorrer no dinheiro da empresa.
6. Compatibilizar os prazos médios das compras e das vendas para:
· evitar um desequilíbrio financeiro, que afete o fluxo de caixa e a necessidade de capital de giro.
7. Vender bem:
· obter as melhores condições de negociação junto aos clientes, de forma que atenda às necessidades deles quanto ao preço, prazo, condições de pagamento e pontualidade. E que esteja dentro dos padrões e limites suportáveis pela empresa.
É importante também:
· estar atento ao mercado;
· perceber o que fazem os concorrentes;
· saber que fazer promoções pode permitir melhor giro dos produtos, mesmo que com uma margem menor.
8. Rever constantemente o planejamento:
· avaliando e revisando as metas;
· os objetivos;
· as estratégias;
· transformar em oportunidades a serem exploradas aquilo que pode ser uma crise para os seus concorrentes.
· evitar um desequilíbrio financeiro, que afete o fluxo de caixa e a necessidade de capital de giro.
7. Vender bem:
· obter as melhores condições de negociação junto aos clientes, de forma que atenda às necessidades deles quanto ao preço, prazo, condições de pagamento e pontualidade. E que esteja dentro dos padrões e limites suportáveis pela empresa.
É importante também:
· estar atento ao mercado;
· perceber o que fazem os concorrentes;
· saber que fazer promoções pode permitir melhor giro dos produtos, mesmo que com uma margem menor.
8. Rever constantemente o planejamento:
· avaliando e revisando as metas;
· os objetivos;
· as estratégias;
· transformar em oportunidades a serem exploradas aquilo que pode ser uma crise para os seus concorrentes.
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