segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Alinne Moraes: menu saudável e boas escolhas para afastar a fome

Por Dalila Magarian | Fotos Ale de Souza e Felipe Lessa (Abá MGT)
Alinne sabe que, se não caprichar no café da manhã, vai sair da aula de balé com fome triplicada. Por isso, costuma comer sanduíche de queijo branco e peito de peru, suco e um ovo poché. Para não enjoar, às vezes substitui tudo isso por uma omelete caprichada e iogurte com semente de linhaça, por exemplo. Assim, consegue maneirar na hora do almoço. E nunca pula uma refeição. Seu almoço normalmente inclui arroz, feijão, uma carne magra e muitos legumes. Às vezes, vá lá, até come um hambúrguer. Mas sempre acompanha com uma salada. "Descobri que incluir alimentos com vitaminas e fibras quando como fast food provoca menos estragos no organismo", ensina. Sua salada nota 10 inclui cenoura, pepino, chuchu, abobrinha, palmito e alface ou rúcula. De preferência produtos orgânicos, ou seja, cultivados sem o uso de agrotóxicos.

É depois das 6 da tarde que o autocontrole de Alinne entra em fase de teste. "Sinto realmente muita fome a partir desse horário e preciso de algo que me sustente, para não cair em tentação. Em vez de um lanche, vou logo para uma refeição quente, caso contrário, a fome volta maior." A atriz também é fã de comida japonesa. Costuma comer sashimi toda semana, especialmente de peixe-prego (agulhão), que adora. Na lista dos preferidos também estão os restaurantes tailandeses: seu prato favorito é o pad thai, um talharim de arroz com camarão, amendoim, tamarindo e especiarias.

Para driblar aquela fominha antes de dormir, a atriz come uma fruta ou toma um suco de tomate. Guarda sempre várias latinhas na despensa e tempera com pimenta-do-reino, molho inglês, tabasco e gotas de limão. Boa escolha, já que a pimenta ajuda a acelerar o metabolismo e o tomate, além de ter poucas calorias, é rico em licopeno, um dos mais poderosos antioxidantes e amigo da pele bonita. Os sucos têm um papel de destaque no cardápio de Alinne: abacaxi com hortelã, laranja com acerola e maçã com gengibre estão entre os preferidos. "O gengibre é muito bom para as cordas vocais", diz nossa diva, que adora o toque marcante dessa raiz.

Cardápio da estrela

CAFÉ DA MANHÃ (8 h): 1 xícara de café com leite + 1 copo de suco de laranja ou de suco de soja com frutas + 1 pão francês com 1 fatia de queijo branco e 2 fatias de peito de peru + 1 ovo poché OU 1 pote de iogurte com granola ou linhaça + 1 omelete com queijo branco e peito de peru

LANCHE: 1 xícara de café + 1 barra de cereais

ALMOÇO (14 h): 2 ou 3 col. (sopa) de arroz integral + 1/2 concha de feijão + 1 prato de salada com cenoura, pepino, chuchu, abobrinha, palmito e alface + 1 filé de carne vermelha ou de peito de frango grelhado OU 2 pegadores de macarrão com molho de tomate + 1 prato de salada + 1 filé de carne vermelha ou de peito de frango grelhado

LANCHE DA TARDE (18 h): 1 misto-quente (queijo e presunto no pão integral) OU 1 copo de suco de maçã, limão e gengibre

JANTAR (21 h): mesmo do almoço OU 1 porção de sashimi

CEIA: 1 copo de suco de tomate temperado OU 1 fruta

Suco de maçã, limão e gengibre

Ingredientes • 1 maçã inteira
• Suco de 1/2 limão
• 5 gramas de gengibre em pó
• 150 ml de água
• Adoçante a gosto
• Gelo, opcional

Modo de preparo Corte a maçã ao meio e tire as sementes. Bata no liquidificador com os demais ingredientes. Além de refrescante, esse suco fortalece o sistema digestivo. Se quiser ainda mais picante, substitua o gengibre em pó pela raiz fresca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário