quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Festival de Dança de Joinville

O Festival de Dança de Joinville é um festival de dança que ocorre todos os anos no mês de julho na cidade de Joinville, Santa Catarina. Foi criado em 1983 pelo professor de balé Carlos Tafur e a artista plástica Albertina Tuma e atualmente é considerado, pelo Livro Guinness dos Recordes, como o maior evento no mundo em número de participantes - cerca de 4.500 bailarinos. Cada edição do festival dura em torno de duas semanas, geralmente nas duas últimas semanas de julho. Junto com o festival, vários outros eventos acontecem, como a Mostra de Dança Contemporânea (não competitiva), o Festival Meia Ponta (para crianças), a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas, Rua da Dança, Palcos Abertos e Passarela da Dança.
O ambiente é extremamente competitivo, porque existe uma seleção extremamente rigorosa e, diferente de outros festivais em que a premiação ocorre apenas pela entrega de troféus e títulos, existe premiação em dinheiro e bolsas no exterior para os vencedores. O balé é uma dança em que nunca o esforço será suficiente, porque um dos objetivos é a busca da perfeição na execução dos movimentos, que necessitam tanto habilidade fisica, cognitiva e emocional. Há muitas dificuldades, entre elas a física. Às vezes será impossível em toda a vida de um bailarino executar com perfeição um movimento devido à extensão muscular ou à formação óssea. Há também dificuldades psicológicas, porque existe uma pressão constante para que os bailarinos e bailarinas estejam sempre no peso ideal, e por isso eles se comprometem a uma disciplina diária de controle da alimentação para alcançarem a forma desejada. Para que essa perfeição seja alcançada nos movimentos, os bailarinos precisam ser perseverantes nas inúmeras repetições de erros e acertos até a execução correta. E depois, quando já se consegue executar o movimento, há ainda o desafio de não apenas executá-lo mecanicamente, mas com a alma, para tocar a quem assiste e transmitir a mensagem com a beleza indescritível que é uma peça de balé. Até mesmo um ensaio ou um aula na barra podem ser experiências únicas para quem não se limita à técnica, mas consegue transferir toda o sentimento e a paixão ao som da música clássica.
Mesmo sendo um ambiente de competitividade acirrada, nos bastidores e na convivência diária os bailarinos precisam aprender a conviver bem nessas situações de stress e cobrança tanto interna quanto dos professores, porque o desequilíbrio psicológico pode ter levar a deslizes que no palco levam a perdas de um ponto ou meio ponto que serão definitivos no resultado final, e todo o ano de esforço será perdido. Apesar disso, são milhares de bailarinos competindo em Joinville, e muitos sabem que os prêmios são bastante limitados. Muitos competem já sabendo que há grupos melhores, que irão perder, mas a experiência é válida porque eles compartilham bons momentos, conhecem novas pessoas e adquirem experiência de palco.
O evento é organizado pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, uma organização social sem fins lucrativos (sic).
Consagrado em 27 anos de edições ininterruptas, o Festival de Dança de Joinville é referência nacional e internacional para quem vivencia a dança. Por seu palco passaram os principais jovens bailarinos e coreógrafos que hoje se destacam profissionalmente.
Desde sua primeira edição, em 1983, o Festival de Dança de Joinville somente cresceu, tornando-se um grande evento, com eventos e atividades simultâneas, da realização de mostras até cursos, oficinas e ações para a discussão de temas relacionados à dança, proporcionando um rico intercâmbio entre os participantes que vêm de todos os cantos do Brasil e do exterior. Para acomodar esta programação, o festival passou dos cinco dias da primeira edição para os atuais 11, e hoje é considerado pelo Guinness Book o maior festival de dança do mundo, fato reconhecido em 2005.

Sabendo então,que além das competições,também são realizadas apresentações em palcos abertos como em praças,shoppings,hospitais,feiras e em outros lugares.São apresentações que para assistir os bailarinos não existe custo nenhum.Sabendo então que os bailarinos que dançam nos palcos abertos,também são avaliados com a mesma rigorosidade que os bailarinos da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário