A Educação é a base para o desenvolvimento de
um país, pois através dela as pessoas têm subsídios para exigir seus
direitos e cumprir os seus deveres, ou seja, as pessoas têm condições
de desempenhar o seu papel de cidadão. É a participação cidadã que
surge como "mola-mestra" na solução dos problemas ambientais e na
proposta de conviver em sociedade e com a natureza. E a participação
pode se dar nos mais diversos níveis: no caso da participação em
relação à resolução dos problemas ambientais, ela é a principal das
profundas transformações que estão ocorrendo para assegurar a
convivência democrática, sustentável e harmônica dos seres humanos
entre si e com o ambiente.
Nesse processo, a Educação Ambiental entra não
somente como uma passagem de informações - como ocorre geralmente com a
Educação Tradicional - mas também na aplicação dessas informações como
forma de mudança de comportamentos e atitudes em relação aos problemas
ambientais. E quem já aprendeu - o Educador Ambiental - pode partilhar
com quem apenas inicia esta jornada - os alunos - que serão
transmissores desses conhecimentos aos seus pais, vizinhos, amigos,
enfim, como se fosse através de uma corrente, pois, ao contrário do que
Paulo Freire decidiu chamar de "Educação Bancária", caracterizada pelo
acúmulo de informações "pré-fabricadas" sem conexão com o potencial de
"evocação" existente em qualquer aprendizagem, a Educação Ambiental se
baseia na premissa de que é na reflexão sobre a ação individual e
coletiva em relação ao meio ambiente que se dá o processo de
aprendizagem. Ou seja, ela vem da emergência de uma percepção renovada
de mundo chamada de holística. Em outras palavras, é uma forma íntegra
de ler a realidade e atuar sobre ela através de uma visão de mundo como
um todo, não podendo ser reduzida só a um departamento, uma disciplina
ou programa específico. Daí a necessidade de ligar ações multi e
interdisciplinares à Educação Ambiental - contando com a ajuda de
profissionais ligados à área da Educação como também a Biologia, Artes,
Ecologia, Geografia, História, Matemática, Português, enfim, todos
aqueles que trabalham como professores das disciplinas básicas nas
escolas de primeiro e segundo graus, sendo disseminadores desses
conhecimentos que serão inseridos na vida cotidiana de todos os
indivíduos.
A Educação Ambiental é uma proposta de filosofia de
vida que resgata valores éticos, estéticos, democráticos e humanistas.
Ela parte de um princípio de respeito pela diversidade natural e
cultural, que inclui a especificidade de classe, etnia e gênero,
defendendo, também, a descentralização em todos os níveis e a
distribuição social do poder, como o acesso à informação e ao
conhecimento. A Educação Ambiental visa modificar as relações entre a
sociedade e a Natureza, a fim de melhorar a qualidade de vida, propondo
a transformação do sistema produtivo e do consumismo em uma sociedade
baseada na solidariedade, afetividade e cooperação, ou seja, visando a
justa distribuição de seus recursos entre todos.
Para viver nosso cotidiano de maneira mais coerente
com os ideais de uma sociedade sustentável e democrática, é necessária
uma educação que repense velhas fórmulas de vida, propondo ações
concretas para transformar nossa casa, rua, bairro, enfim, comunidades,
sejam elas no campo ou na cidade, na fábrica, na escola ou no
escritório.
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